Vida, louca vida!

Vida, louca vida!
teresamarques2009.wordpress.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CORONEL XAVIER CHAVES É BOA OPÇÃO DE LAZER NAS FÉRIAS

           Uma sugestão de lugar para se conhecer nas férias de julho é a pequena cidade de Coronel Xavier Chaves, em Minas Gerais. Sua história começa com o povoado de Mosquito, que se desenvolveu a partir de uma antiga fazenda pertencente ao coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves, que tinha como desejo ver o progresso chegar à região. Para tanto o coronel doou parte de sua propriedade e fez nascer ali um pequeno povoado no início do século XIX.
           Um povoado - diga-se de passagem - muito acolhedor e com uma deliciosa comida caseira de fazer o estômago doer de fome, ao sentirmos aquele cheirinho bom de comida caseira. Sim, porque por lá nada é grande. Tudo é muito pequeno, mas muito acolhedor.
           Uma das marcar de Coronel Xavier Chaves é o artesanato. É impossível conhecer a cidadezinha sem trazer algo bonito e de bom gosto de lá. São tapetes, mantas, panos de prato, redes. Tudo muito bonito mesmo.
            O forte da economia do município é a atividade agropecuária, mas como uma boa opção de turismo, no local não falta monumentos a serem visitados. Além da paisagem natural de suas lindas cachoeiras, a antiga capela e seus sobrados são uma atração a parte que atraem gente de todo o mundo.
             Duas atrações são imperdíveis: o sobrado construído pelo coronel Xavier, hoje uma simpática pousada, e o Engenho Boa Vista, que pertenceu ao irmão mais velho de Tiradentes, o padre Domingos da Silva Xavier, e produz excelente cachaça do mesmo modo que há duzentos anos atrás. O alambique é considerado pela Embratur o mais antigo do Brasil.

Para terminar essa deliciosa matérinha uma receitinha básica para saborear com muita paciência e sabedoria.

Baba de Moça
Ingredientes
1 vidro de leite de coco ou leite de um coco
250 gramas de açúcar
cravo e canela
6 gemas de ovo
Modo de fazer
Fazer uma calda do açúcar e do leite de coco. Deixar engrossar um pouco. Esfriar ligeiramente. Juntar as gemas. Levar rapidamente ao fogo e adicionar cravo e a canela em pó. Distribuir em tigelinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário