Vida, louca vida!

Vida, louca vida!
teresamarques2009.wordpress.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dicas valiosas

Como usar bem a panela de pressão

Cuidados a serem tomados
A panela de pressão cozinha os alimentos num espaço de tempo três vezes menor do que uma panela comum. Mesmo com essa facilidade, muita gente tem receio de usá-la com medo de que exploda e acabe não só com a receita, mas também com a cozinha. Na verdade, ela é uma aliada desde que você siga algumas regrinhas básicas, que vão reduzir as chances de que algo dê errado.
A primeira delas é respeitar a capacidade da panela. Não tente encher mais do que 2/3 do volume indicado pelo fabricante. E, ao cozinhar, use pelo menos duas xícaras de água ou outro líquido. Depois que o cozimento começar (momento em que a panela apita), conte o tempo de preparo da receita e, ao terminar, apague o fogo. Deixe a panela esfriar naturalmente para abrir.
Você até pode acelerar esse processo, desde que a resfrie sob um jato de água fria e libere o vapor com cuidado para não se queimar. Usando com atenção, você esteriliza utensílios, como a mamadeira do bebê, e até descongela alimentos. Tudo com rapidez, eficiência e muito mais sabor.

Deixo aqui uma receita deliciosa de Rabada. Hummm! Dá até fome.




Ingredientes

1 unidade(s) de rabo bovino
6 unidade(s) de pimenta-do-reino preta
6 unidade(s) de cravo-da-índia
3 unidade(s) de tomate batido(s)
quanto baste de pimenta calabresa
3 folha(s) de louro
quanto baste de sal
250 gr de fubá pré-cozido(s)
1 maço(s) de agrião
quanto baste de ervas finas
quanto baste de cheiro-verde
1 unidade(s) de cebola batido(s)
4 dente(s) de alho batido(s)

Modo de fazer
Coloque a rabada na panela de pressão e cubra com água, que deve ficar cerca de 5 cm acima dos ingredientes. Cozinhe a rabada, com todos os ingredientes, menos o fubá, o agrião e as ervas, em panela de pressão, por 1 hora, ou até amaciar, sem que solte dos ossos. Espere perder a pressão, coe e reserve o molho. Coloque a rabada e o molho na geladeira. Quando o molho gelar, retire a gordura que endureceu na superfície. Separe o molho em duas partes, que serão usadas, para o molho da rabada e para fazer a polenta. Faça a polenta com o fubá pré-cozido. Siga as recomendações do fabricante, mas substitua a água pelo molho. Coloque algumas folhinhas de agrião bem picado, na polenta. Acerte o sal, se necessário. Coloque a rabada, já cozida, no molho, junte o agrião, e cozinhe até o agrião amaciar. Acerte o sal, se necessário. Acrescente o cheiro verde e as ervas finas e sirva tudo muito quente.
Acompanha arroz branco.
De preferência, cozinhe a rabada de véspera, assim toda a gordura poderá ser tirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário