Vida, louca vida!

Vida, louca vida!
teresamarques2009.wordpress.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

OURO PRETO: uma viagem inesquecível ao coração e Minas

Encravada num vale profundo entre montanha, a cidade de Ouro Preto guarda ainda os segredos de uma viagem inesquecível ao coração de Minas Gerais. Religiosidade se mistura com arte deixando o turista embasbacado de tanta emoção. Ouro Preto está acima de todo bem e de todo mal e por isso foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Já em 1980 foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, título dado pela Unesco.
Famoso por sua magnífica arquitetura colonial, o município conta histórias por onde quer que se passe. Aliás, nenhum outro município brasileiro acumulou tantos fatos históricos relevantes à construção da memória nacional Com uma população de quase 70 mil habitantes, Ouro Preto, tem um clima úmido, característico das regiões montanhosas, com chuvas entre os meses de dezembro e março.
Além dos monumentos religiosos, museus, casarios e pontes encantam quem por lá circula. O Trem do Vale também é outra dica deliciosa. A tradicional Maria-Fumaça voltou aos trilhos e permite uma vista excepcional da paisagem que envolve a cidade.


Ruas de pedras e casarões do sec. XVIII
(imagens de graça)

Vai aí uma receita típica de lá: frango com quiabo e angu
Frango com quiabo e angu: pratos do restaurante mineiro Dona Lucinha
Ingredientes para o frango com quiabo 1 frango com cerca de um quilo.
300 g de quiabo
2 cebolas médias
1 cálice de limão
1 colher média de sal com alho
1 colher média de urucum
1 ramo de salsinha
1 ramo de cebolinha
2 colheres médias de óleo
Pimenta a gosto
Água

Modo de fazer
Lave o frango, corte as juntas e comece a aferventar levemente com água e limão. Depois de cozido, escorra e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e o sal com alho. Espere até que a mistura doure e adicione o frango. Ele deve fritar levemente antes que se acrescente o urucum. Gradualmente, pingue a água e deixe o conjunto suar. Em seguida, junte os ramos de cheiro verde mais as cebolas inteiras. Tampe. Aproveite para certificar se o tempero está no gosto.

À parte lave e seque os quiabos novos com as pontas retiradas e picados em rodelas. Agregue ao frango. Não mexa e mantenha a panela fechada. Verifique o ponto em que os quiabos já estão macios. Feito isso, retire do fogo e sirva. 
Para o angu 1 litro de água
250 g de fubá
Modo de fazer
Coloque a água para ferver. Em outro recipiente, dissolva metade do fubá em água fria. Esta mistura deve ser adicionada à água fervendo. Mexa em roda, sem parar e em fogo baixo. Aos poucos vá somando a segunda metade do fubá. O ponto perfeito é quando a massa ganha consistência firme e começa a soltar do fundo da panela. Assim que ele atingir o ponto, umedeça uma vasilha larga e rasa, como um prato, coloque o angu e tampe até a hora de servir. Utilize, de preferência, uma panela grossa e funda, pois o angu tende a subir na medida que engrossa. (http://www.casa.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário